Você é tímido? 5 dicas de como aproveitar eventos para fazer networking

Organizadores de eventos podem ensinar muito sobre como aproveitar ao máximo uma conferência ou outra oportunidade de networking

Crédito: Rawpixel

Stephanie Vozza 4 minutos de leitura

Você se inscreveu para participar de uma conferência ou evento da sua área e, quando o grande dia finalmente chegou, você começa a se arrepender. Mil coisas passam pela sua cabeça, como "por que eu tenho que ir nisso, tenho muito trabalho para fazer", ou "não vou conhecer ninguém", ou ainda "posso fazer conexões online."

Entrar em uma sala cheia de estranhos – ou, pior ainda, de pessoas da sua área que você admira – pode te fazer sentir como uma criança entrando na escola no primeiro dia de aula. É algo que intimida, mas vale a pena, porque nada substitui as conexões ao vivo. E uma boa oportunidade para conhecer gente nova é fazer networking em eventos.

“Nada se compara ao valor de se conectar com as pessoas de forma significativa pessoalmente. Pode parecer clichê, mas sua rede é o seu patrimônio. O networking pessoal é mais importante do que nunca nessa era de IA e redes sociais,” diz Rebecca Grinnals, cofundadora da empresa promotora de eventos Engage! Summits.

Seu sucesso vai depender da atitude e do planejamento. Confira a seguir cinco dicas de networking em eventos que vão ajudar você a deixar a ansiedade de lado e abrir portas para conexões reais com os outros:

1. Tenha metas objetivas

Antes de o grande dia chegar, decida o que você quer aproveitar de um evento. Em outras palavras, não vá sem um plano. Algumas conferências oferecem uma lista de participantes ou uma página no Facebook sobre o evento onde você pode ver os nomes das pessoas do grupo.

Se o evento não oferecer acesso prévio aos demais participantes, você ainda pode dar uma olhada nos palestrantes, facilitadores de workshops e organizadores. Depois, identifique de três a cinco pessoas que você gostaria de conhecer e conversar ao longo do evento.

2. Faça a lição de casa

Depois de ter sua lista de pessoas que você espera conhecer, pesquise-as no LinkedIn, redes sociais e sites de notícias para ver se há algo em comum entre vocês que possa servir como um ponto de partida para a conexão. Talvez vocês tenham frequentado a mesma escola. Ou quem sabe vocês têm um amigo ou colega em comum?

Se não encontrar nenhuma coincidência, ainda assim dá para usar o que você aprendeu sobre a pessoa para começar uma conversa. “É importante usar um tom mais pessoal e genuíno antes de entrar em qualquer conversa sobre negócios,” aconselha Kathryn Arce, cofundadora do Engage! Summits.

3. Seja autêntico

Existe uma linha tênue entre se apresentar e se promover. Começar com uma “palestrinha de elevador” pode afastar as pessoas. “Muita gente vai quer fazer networking em eventos com o peito estufado, como um pavão, querendo mostrar que é alguém importante naquele setor. Essa é a forma errada de fazer a coisa,” diz Grinnals.

Em vez disso, seja autêntico e vulnerável. “É melhor chegar e dizer ‘como vão os negócios? Tive alguns problemas esse ano, você também passou por isso?,’” diz Grinnals. “Esse tipo de abordagem faz as pessoas se desarmarem um pouco e abre espaço para uma conversa muito mais interessante e uma conexão verdadeira.”

4. Esteja aberto às oportunidades de networking

Tenha um plano e uma lista de pessoas para se conectar, mas também esteja aberto para os encontros orgânicos que podem surgir. “Muitas vezes as pessoas se concentram demais nas grandes figuras ou nas pessoas influentes de um setor, esperando que elas abram uma nova oportunidade ou mudem sua vida ou seu negócio. Mas isso nem sempre acontece,” diz Grinnals.

“Na maioria das vezes, são as pessoas que você menos espera – aquelas que podem estar sentadas ao seu lado no transporte ou em uma sessão – que acabam sendo as mais valiosas.” Inicie conversas sem esperar nada em troca. “É preciso haver um bom equilíbrio entre estar aberto e deixar as coisas acontecerem no momento,” , diz Arce.

5. Mantenha contato

É fácil sair de um evento e seguir em frente com sua vida. No entanto, o acompanhamento intencional e atencioso dos contatos é a chave para construir sua rede. Depois do evento, reserve um tempo para entrar em contato com as pessoas que você achou interessantes, mas tenha cuidado para não encher a caixa de mensagem delas.

Se você quiser se conectar com um palestrante, por exemplo, pode enviar um e-mail mencionando algo que ele disse e que foi significativo para você. Se for alguém com quem você conversou, lembre-se de alguma parte da conversa. Seja específico, pessoal e atencioso, ao invés de simplesmente dizer "foi ótimo te conhecer".

Não espere sair com muitas conexões, respostas ou negócios ao fazer networking em eventos. Esse não é o objetivo. “O objetivo é começar conversas com as pessoas e fazer conexões iniciais. Como em qualquer área da vida, a consistência é a chave. Plante as sementes e regue-as. O networking é um jogo de longo prazo”, diz Grinnals.


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais