Siga estas 3 dicas para lidar com aquele sentimento de frustração no trabalho
Você tem se sentido frustrado com tudo no trabalho? Aqui estão algumas dicas de como lidar de maneira mais eficaz com essa emoção tão comum

Todo mundo se sente frustrado em alguns momentos. A frustração é parente da raiva, porque ambas têm a ver com a reação a um obstáculo que está nos impedindo de alcançar nossos objetivos.
A diferença entre elas é que a raiva (normalmente) é direcionada para fora, contra um obstáculo externo. Por isso, a energia que a raiva gera pode ser útil quando você tenta lidar fisicamente com esse obstáculo externo.
Já a frustração, muitas vezes, é direcionada para um obstáculo interno ou sistêmico, sobre o qual não dá para fazer muita coisa. A sensação de frustração costuma vir quando não temos capacidade ou tempo para fazer algo, ou quando achamos que algum aspecto da nossa empresa (ou da sociedade) está nos impedindo de alcançar nossos objetivos.
No entanto, a frustração costuma ser improdutiva, porque ela nos energiza em torno de algo que, no fundo, não tem como ser resolvido imediatamente. A tendência, inclusive, é pensar com menos clareza quando ficamos muito energizado, e isso pode dificultar nosso progresso.
Confira a seguir algumas coisas que você pode fazer para lidar com a frustração no trabalho de maneira eficaz.
DÊ UM PASSO ATRÁS
Pesquisas feitas ao longo de quase 120 anos mostram que existe um ponto ideal para a quantidade de energia mental que você precisa para operar de forma eficaz. Quando se tem um nível baixo de energia, não dá para pensar de maneira eficaz, porque você simplesmente não está engajado com a situação.
Conforme você vai se energizando mais, seu pensamento se torna mais eficiente, mas só até certo ponto. Isso porque energia demais pode gerar uma excitação excessiva. E, nessa altura, fica difícil manter o foco.

Um pouco de frustração no trabalho (ou na vida pessoal) pode até ser útil, pois ajuda a prestar atenção em coisas que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. No entanto, quando a situação gera uma frustração mais intensa, vêm as dificuldades em lidar com ela de maneira eficaz.
É preciso desenvolver estratégias para dissipar essa energia. O ideal seria tirar um tempo para se desligar da situação. Atividades físicas podem ajudar. Dar uma caminhada rápida ou fazer um treino pode deixar você mais calmo.
Técnicas de autocontrole também podem ser interessantes. Exercícios de respiração profunda, yoga e técnicas de mindfulness são algumas opções. Algumas dessas técnicas (especialmente a respiração profunda) também são úteis quando você não consegue se desligar completamente da situação.
ENTENDA A FONTE DA SUA FRUSTRAÇÃO NO TRABALHO
Nem sempre é óbvio o que está causando sua frustração no trabalho. Vale a pena pensar mais sobre a natureza do problema e o que seria necessário para superá-lo.
Em quais aspectos você se sente despreparado para realizar a tarefa que está fazendo? Se precisa da ajuda de outra pessoa ou de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, então pense em uma proposta que você possa apresentar a um superior para ser mais produtivo no futuro.

Até que ponto existem estruturas corporativas que estão impedindo você de avançar? Talvez alguém esteja dificultando a conclusão do seu trabalho. Talvez você precise da permissão de alguém para seguir em frente, mas não consegue essa autorização.
Uma conversa com o seu chefe também pode ser útil nesse caso. Se você não sabe exatamente de onde vem a frustração, ele ou ela pode ajudar. Se você já sabe a causa do problema, talvez o chefe consiga remover o obstáculo.
Levar essas fontes de frustração ao conhecimento de um supervisor também é importante porque, se você está enfrentando um problema, é bem provável que outros colegas também estejam.
NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA
É natural pensar que a frustração no trabalho é sinal de um problema na empresa onde você está trabalhando. Você pode achar que a empresa é mal administrada, que seu chefe é ruim ou que você não é adequado para o seu cargo atual.
É totalmente possível que esses fatores sejam a origem do problema. Mas um bom terapeuta ou coach pode ajudar você a identificar a verdadeira fonte da frustração que está sentindo.
Uma razão importante para trabalhar nisso com o auxílio de outra pessoa é que talvez você próprio esteja ajudando a piorar esse sentimento de frustração com suas reações.

Talvez você interprete as ações de outras pessoas de uma maneira que faça parecer que elas estão sendo obstáculos, quando na verdade não é essa a intenção de ninguém.
Por querer agradar aos outros, pode ser que você acabe assumindo mais trabalho do que consegue aguentar. Um terapeuta pode ajudar você a perceber as formas como você mesmo vem contribuindo para os seus sentimentos de frustração.
Isso é importante, porque você pode pensar que mudar de emprego vai aliviar sua frustração no trabalho. Mas, se suas ações ou reações estão contribuindo para esse sentimento, elas não vão desaparecer simplesmente porque você mudou de lugar.