Como a EA deu a volta por cima após perder a franquia de futebol da FIFA
Jude Bellingham, David Beckham, Max Verstappen e o músico Dave estrelam o novo trailer do EA Sports FC.
Ao longo de três décadas, a Electronic Arts transformou um de seus principais títulos em uma franquia que gerava US$ 2 bilhões por ano, conhecida por um único nome: FIFA. Mas, no ano passado, uma disputa financeira com a federação internacional de futebol encerrou essa parceria e o game foi rebatizado como EA Sports FC.
“FC” é a sigla para “football club” (clube de futebol). A EA abraçou esse conceito ao posicionar a marca de forma que os jogadores se sentissem parte de um clube, e não apenas como consumidores.
Criada em parceria com a agência Uncommon, a campanha “Welcome to the Club” (bem-vindo ao clube) foi lançada em abril de 2023, com o objetivo de gerar nos fãs de futebol de todo o mundo um senso de pertencimento coletivo ao jogo.
Essa estratégia, que incluiu eventos ao vivo e conteúdos variados, foi um sucesso. O título alcançou 14,5 milhões de contas ativas nos primeiros 24 dias, comparado aos 10,3 milhões registrados pelo FIFA 2023, e ficou entre os 10 mais vendidos do ano, mesmo tendo sido lançado em setembro.
Agora, com o lançamento do FC 2025, a marca e a agência enfrentam um novo desafio: não apenas dar continuidade a todo esse sucesso, mas também evoluir a partir dele.
“No primeiro ano do FC, convidamos os fãs a ‘entrarem para o clube’. Agora, no segundo, queríamos continuar refletindo a paixão dos torcedores de forma ainda mais significativa”, diz Charlie Villiers, diretor de marketing da franquia EA Sports FC.
“Nosso objetivo era criar uma conexão ainda mais forte, permitindo que mais fãs se sentissem parte de algo maior e pudessem expressar melhor suas emoções e sentimentos pelo seu clube favorito”, completa.
“FOR THE CLUB”
Uma das formas de fortalecer essa conexão foi por meio do conteúdo. Há muito tempo, o EAFC deixou de ser apenas um jogo e se transformou em uma verdadeira instituição cultural. Os fãs não apenas jogam com seus ídolos como os próprios astros do futebol também são grandes entusiastas.
O novo trailer estendido do game, chamado “For The Club” (pelo clube), está repleto de estrelas. Desde o garoto-propaganda Jude Bellingham, sendo provocado por seu irmão Jobe, até ícones como David Beckham, Zinedine Zidane e Gianluigi Buffon, além da vencedora da Bola de Ouro feminina, Aitana Bonmatí, e o astro do Liverpool, Trent Alexander-Arnold.
O vídeo ainda conta com a participação do campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, e dos músicos Dave e Tiakola.
Existem várias campanhas de futebol que aproximam torcedores e jogadores. Em 2016, por exemplo, a Nike colocou um garoto comum no centro da história em “The Switch”.
Para a Copa do Mundo de 2022, a Adidas retratou estrelas como Bellingham, Karim Benzema e Messi vivendo todos na mesma casa. Nomes consagrados se misturam com jogadores comuns, mostrando a provocação, a obsessão, as risadas e até as bolhas nos pés que vêm com o amor pelo time. A mensagem é clara: todos fazem parte do mesmo clube.
Nils Leonard, cofundador da Uncommon, ressalta que o processo de rebranding de uma marca nunca está realmente concluído. “Construir uma marca como o FC não é algo que se faz uma vez e pronto; é uma tarefa contínua, viva, em que você busca estabelecer novos ícones e comportamentos dentro da experiência da marca”, diz Leonard. “Também se trata de dar mais profundidade e energia, refletindo o verdadeiro amor e sacrifício dos torcedores.”
MAIS NOVIDADES VINDO AÍ
Além do trailer principal, a EA Sports vai lançar uma série de curtas e capítulos temáticos, explorando ainda mais o significado de fazer tudo “pelo clube”.
O trailer estendido não é o único conteúdo centrado nesse “clube”. A marca vai lançar uma série de vídeos e capítulos, destacando fãs, jogadores e histórias mencionadas no vídeo.
“Enquanto desenvolvíamos a estratégia para o FC 25, analisamos como o cenário evoluiu – o que está funcionando, o que precisa mudar e como os fãs estão interagindo com o futebol”, explica Villiers.
“A partir disso, queríamos criar uma nova dimensão para o trabalho deste ano, permitindo que nossas equipes contassem múltiplas histórias com mais profundidade e fossem mais intencionais e relevantes nas diferentes plataformas onde nossos fãs estão presentes.”