Desanimado com o trabalho? Tente descobrir o que realmente te motiva

Há algumas coisas que você pode fazer se quiser que sua motivação intrínseca seja mais dominante em seu trabalho

Créditos: JLco/ Julia Amaral/ iStock

Art Markman 3 minutos de leitura

Tem dias em que a gente vai para o trabalho e faz as coisas só porque é a nossa obrigação. Mas, com sorte, também tem dias em que ficamos animados com partes do trabalho porque ele é instigante e significativo.

Esses dois modos refletem a diferença entre o que os psicólogos chamam de motivação extrínseca e intrínseca. A motivação extrínseca é quando há forças externas que influenciam o que você faz. A intrínseca envolve seu desejo interno de fazer algo.

Quando você se sente motivado a fazer o seu trabalho, sua motivação intrínseca é mais forte do que a extrínseca. Isso pode vir do amor pelo trabalho em si – ou seja, você pode achar que as tarefas específicas que está realizando são muito gratificantes –, ou pode ser que o trabalho leve a resultados que sejam realmente importantes para você.

Se quiser ter mais dias em que sua motivação intrínseca seja dominante, há algumas coisas que é possível fazer para descobrir suas motivações.

FAZER UMA LISTA DOS SEUS VALORES

Seus valores são os princípios que influenciam os fatores que dão significado à sua vida. O professor emérito de psicologia da Universidade de Jerusalém Shalom Schwartz e seus colegas realizaram pesquisas em várias culturas para mapear os valores que as pessoas cultivam. Esses valores refletem influências culturais, efeitos sociais e diferenças individuais.

Por exemplo, algumas pessoas talvez valorizem a tradição: elas preferem se envolver e preservar os costumes de sua cultura, religião ou grupo social. Outras podem valorizar o hedonismo: querem sentir prazer por si mesmas. Outras podem, ainda, valorizar a solidariedade: elas querem fazer coisas boas para os outros, especialmente para os membros de seu próprio grupo.

Algo que aumenta bastante a sua motivação intrínseca é saber que o trabalho que você faz reflete seus valores internos. Se você ainda não teve a oportunidade de explorar seu próprio conjunto de valores, uma ótima maneira de agir é fazendo uma análise dos seus valores. 

Ter um trabalho que combina com seus valores é um fator importante que afeta sua satisfação com o que faz. Esse sentimento de satisfação surge quando você olha para trás, para o trabalho que fez, e acredita que ele levou a resultados que são importantes para você.

CONHEÇA A SI MESMO

O que acompanha os valores são seus traços de personalidade, que são um reflexo de sua motivação interna

para fazer as coisas. Testes validados, como os que medem os chamados "cinco grandes traços de personalidade" (abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo), podem lhe dizer mais sobre a sintonia de seu sistema motivacional.

Quando você se envolve em tarefas para as quais está motivado, tende a se sentir confortável com essas atribuições. É por isso que um emprego que esteja de acordo com sua personalidade faz com que você se sinta em casa. É difícil se sentir animado para fazer seu trabalho quando você é constantemente encarregado de tarefas que vão contra as suas motivações.

ENCONTRE SUA ALEGRIA

Seus valores e traços de personalidade podem ajudá-lo a sentir satisfação e motivação intrínseca no trabalho. Mas a alegria também tem um papel importante no sentimento de motivação. Essa alegria vem de duas fontes.

A primeira é que problemas não resolvidos, mas que você sente que pode resolver, tendem a deixá-lo entusiasmado com seu trabalho. Uma descoberta que remonta à década de 1920, chamada de "efeito Ovsiankina", refere-se ao desejo de concluir tarefas iniciadas e que foram interrompidas.

Quando você está envolvido em uma busca de longo prazo para resolver um problema, muitas vezes esse trabalho é interrompido por reuniões ou outras atividades. Mas, se esse problema for realmente importante para você, vai acabar voltando a trabalhar nele todos os dias.

Além disso, há algumas tarefas que são bem divertidas. São essas que induzem a um estado de fluxo, no qual você está trabalhando no limite de sua capacidade. A tarefa é tão envolvente que a pessoa pode até perder a noção do tempo.

Ter elementos que criam essa sensação de fluxo também pode ajudar você a se levantar e ir para o trabalho todos os dias, prometendo-lhe oportunidades a mais de desfrutar daquilo que você faz.


SOBRE O AUTOR

Art Markman é PhD e professor de psicologia e marketing na Universidade do Texas e diretor-fundador do Programa nas Dimensões Humanas ... saiba mais